O Diretório dos Repositórios Digitais (DRD) resulta de uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior com o Ministério da Cultura tendo como propósito divulgar e estimular a utilização dos diversos repositórios digitais de Ciência, Tecnologia, Ensino Superior e Cultura.

Esta iniciativa reflete a política do governo na valorização da produção científica nacional, na promoção do conhecimento e da cultura científica, na criação de condições para a sua partilha na promoção da normalização técnica e das práticas de preservação digital.

Reflete a preocupação em reforçar a responsabilidade cultural e patrimonial associada às áreas governativas da ciência, tecnologia, ensino superior e da cultura, em articulação com os princípios orientadores para política nacional de ciência aberta, contemplando a cooperação internacional, nomeadamente com os países de língua oficial portuguesa.

O DRD representa uma infraestrutura destinada a cumprir a dupla missão de diretório e agregador, incentivando a implementação de estratégias que garantam a interoperabilidade entre os diferentes repositórios.

Consideram-se repositórios digitais todas as infraestruturas digitais que armazenam, preservam, permitem a gestão e dão acesso a conteúdos digitais – nado-digitais ou digitalizados - quer sejam metadados ou metadados e conteúdos. A título de exemplo, sugere-se a consulta destes dois repositórios digitais: RepositoriUM e RNOD

A construção do DRD será feita a partir de um questionário enviado para a comunidade.